prof pedro em Estremoz

web site de apoio às turmas da escola secundária Rainha Santa Isabel

Octávio César Augusto

Foi o primeiro imperador romano. Nasceu em 63 a. C. e faleceu em 14 d. C. Era filho de Caio Octávio e de Átia, filha de Júlia e irmã de César. Com a morte de seu pai muda o nome para Caio Júlio César. O título de Augusto é-lhe dado pelo Senado e pelo povo de Roma em 27 a. C.

Octávio César Augusto

Após a morte de Júlio César, parte para Roma para reclamar a herança. Confronta-se com Marco António, mas a intervenção de Lépido resulta num triunvirato. Em 42 a. C. vence com António Bruto e Cássio na Grécia. No regresso a Itália combateu Lúcio António e Fúlvia. Posteriormente reparte o comando do Império: fica com o Ocidente, António com o Oriente e Lépido com a África. O conflito que entretanto inicia com António pelo poder supremo termina com a sua vitória em Ácio, em 31 a. C. Em consequência António e a sua aliada Cleópatra do Egipto suicidam-se. Os poderes que recebeu do Senado em 27 a. C. por um período de dez anos, seriam revogados de forma permanente até à data da sua morte.
O seu cariz absolutista não o impediu de ser um defensor da república. Através do imperium proconsulare obtém o governo total sobre as províncias e com a tribunicia potestas sobre o Senado, com a capacidade de criar leis e dirigir a política.
O seu governo restabeleceu a paz no Império, equilibrou as finanças e a justiça, desenvolvendo as Letras com os contributos de Horácio, Virgílio ou Lívido.
O seu reinado fica marcado pela moderação.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: